Inovação sem fronteiras!
Pensamento Estratégico e Inovação como Diferencial competitivo
A inovação tornou-se um meio de assegurar vantagem competitiva e uma abordagem profícua no sentido de defender posições estratégicas. Assim sendo, as organizações no século XXI devem estar preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, dentro de um modelo de pensamento estratégico no qual as decisões estratégicas organizacionais garantam a sustentabilidade de seu negócio e vantagem competitiva por meio da inovação.
Objetivo: habilitar os gestores a desenvolver soluções estratégicas inovadoras.
Conteúdo Programático:
-
A evolução do pensamento estratégico no Brasil.
-
O perfil do executivo brasileiro relacionado ao pensamento estratégico.
-
A importância do pensamento estratégico no ambiente de negócios.
-
A dinâmica de construção da gestão estratégica nas organizações.
-
A estratégia do Oceano Azul.
-
Estudo de casos e dinâmicas com o grupo.
Resultado Esperado: o desenvolvimento da percepção da contribuição do pensamento estratégico nos resultados empresariais.
Duração: 16 horas.
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br
Inteligência Competitiva: Competitividade & Sustentabilidade
Apresentação:
Muito embora o Brasil seja um país empreendedor, um problema crônico é a taxa de mortalidade de suas empresas. O que falta as empresas do século XXI? Desenvolver soluções inovadoras que aliam resultados financeiros com impactos positivos sociais e ambientais. Trata-se de um novo modelo de gestão da inovação denominado de Inovação Social Sustentável.
Objetivo:
Discutir de que forma a Inteligência Competitiva pode contribuir para a gestão estratégica dos recursos organizacionais, de forma a apoiar o processo de desenvolvimento de uma cultura empreendedora e focada em inovação e sustentabilidade.
Conteúdo Programático:
-
As novas economias - economia circular e compartilhada;
-
Novos modelos de negócios e estratégias com base na sustentabilidade;
-
A inovação social sustentável;
-
Recursos para inovar e como geri-los por meio da Inteligência Competitiva;
-
Macro – processos da Inteligência Competitiva (identificação de necessidade e monitoramento de informação, coleta, análise e disseminação);
-
Como desenvolver o modelo de gestão da inovação com base no triple bottom line;
-
Quanto vale a informação e seu impacto no ambiente de negócios?
-
Mapeamento do ambiente de negócios.
Duração: 8 horas
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br