Inovação sem fronteiras!
Pensamento Estratégico e Inovação como Diferencial competitivo
A inovação tornou-se um meio de assegurar vantagem competitiva e uma abordagem profícua no sentido de defender posições estratégicas. Assim sendo, as organizações no século XXI devem estar preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, dentro de um modelo de pensamento estratégico no qual as decisões estratégicas organizacionais garantam a sustentabilidade de seu negócio e vantagem competitiva por meio da inovação.
​
Objetivo: habilitar os gestores a desenvolver soluções estratégicas inovadoras.
​
Conteúdo Programático:
-
A evolução do pensamento estratégico no Brasil.
-
O perfil do executivo brasileiro relacionado ao pensamento estratégico.
-
A importância do pensamento estratégico no ambiente de negócios.
-
A dinâmica de construção da gestão estratégica nas organizações.
-
A estratégia do Oceano Azul.
-
Estudo de casos e dinâmicas com o grupo.
​
​
Resultado Esperado: o desenvolvimento da percepção da contribuição do pensamento estratégico nos resultados empresariais.
​
Duração: 16 horas.
​
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br
Gestão do Conhecimento e da Inovação
Apresentação:
No século XXI, a gestão do conhecimento e da inovação nas organizações estão se tornando ferramentas de fundamental importância nos novos modelos administrativos, tanto para a sobrevivência organizacional como para a manutenção de uma vantagem competitiva sustentável.
​
A gestão, sob a perspectiva do conhecimento, demanda que a organização reformule os pressupostos básicos e tradicionais sobre seus negócios e explore as necessidades dos clientes e mercados, de forma a reinventar, constantemente, o próprio negócio, com base no processo de aprendizagem organizacional, o conhecimento coletivo e individual de seus funcionários e colaboradores, clientes internos e externos, fornecedores, colaboradores diretos e indiretos, concorrentes e parceiros.
​
Objetivos:
-
Identificar os ativos do Conhecimento e seu uso estratégico na Gestão do Conhecimento Corporativo e da Inovação.
-
Identificar sistemas e práticas em Gestão do Conhecimento Corporativo.
-
Se familiarizar com os processos básicos na implementação de projetos de Gestão do Conhecimento Corporativo.
-
Identificar práticas críticas em Gestão do Conhecimento Corporativo, orientadas ao desenvolvimento do potencial de aprendizagem e inovação organizacional.
Conteúdo Programático:
-
A importância da Gestão do Conhecimento no atual mundo dos negócios.
-
O que é Gestão do Conhecimento e seus principais objetivos.
-
A organização e seus talentos sob a perspectiva do conhecimento e da inovação.
-
Os capitais do conhecimento e as principais ações em GC.
-
Processo básico de implementação de projetos em GC.
-
Fatores críticos de sucessos na implementação de Projetos em GC.
-
Debate sobre as ações em GC existentes, os principais desafios encontrados pelos gestores, e o mapeamento das principais competências para inovar.
Duração: 16 horas.
​
​
Entre em contato conosco para obter mais informações: contato@inei.org.br
​
​