Você está aqui: Página Inicial Notícias INEI e 3M no Seminário de Inovação em Marketing

INEI e 3M no Seminário de Inovação em Marketing

Em conjunto com a 3M do Brasil, o INEI ministra mais uma palestra gratuita sobre a importância da inovação nas empresas brasileiras, como parte de seu programa de sensibilização do mercado, "Inovando para Competir”.

A convite da Fundação Getúlio Vargas, a profa. Ingrid Stoeckicht, fundadora e diretora executiva do INEI, ministrou mais uma palestra sobre o tema da inovação.  Neste encontro, realizado em 20 de agosto de 2008,  na Strong – organização conveniada da FGV em Santo André - a profa. Ingrid e o Sr. Luis Eduardo Serafin, gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil, discutiram em um seminário coordenado pelo Prof. Luis Sá, coordenador do MBA de Marketing da FGV, a situação das empresas e o papel estratégico da área de Marketing para os processo de inovação da organização.

 

Neste seminário, a profa. Ingrid apresentou algumas estatísticas preocupantes sobre a inovação nas empresas brasileiras, e enfatizou a importância de que estas repensem, com urgência, os modelos de gestão que adotam na condução de seus negócios para que possam se tornar mais inovadoras.   Apresentou uma pesquisa realizada pelo INEI junto à 36 empresas situadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, na qual foram identificados os principais fatores restritivos e facilitadores à inovação, a partir da avaliação de sistemas, modelos e rotinas organizacionais.    Destacou que, nas 36 empresas analisadas, o papel das lideranças foi identificado com o principal fator restritivo à inovação organizacional, indicando portanto a necessidade premente de que os gestores sejam melhor capacitados para conduzir  os processos de inovação em suas organizações.  Também enfatizou que as ações estratégicas na área de inovação sejam dirigidas para a Sustentabilidade Social e Ambiental.

Dentro deste contexto, o Sr. Luis Eduardo falou sobre a origem da  cultura de inovação da 3M, apresentou as ferramentas e processos utilizados na gestão da inovação em marketing, vendas e outras áreas da companhia; e destacou o  papel que das lideranças da 3M na sustentabilidade da inovação na organização.

A mesa de debate foi coordenada pelo prof. Luis Sá, coordenador do MBA de Marketing da Fundação Getúlio Vargas, e contou com a participação de quase 100 participantes que discutiram vários assuntos relacionados ao desafio da implementação dos processos de inovação em suas organizações.

 

 

Neste seminário, foram arrecadados 42 kg de alimentos e R$ 276,00, que foram  doados a Instituição Amélia Rodrigues.

Ações do documento
Share |