Você está aqui: Página Inicial Notícias Presidente da Finep destaca financiamento em inovação digital de mídias

Presidente da Finep destaca financiamento em inovação digital de mídias

Vários projetos para empresas de meios de comunicação, como Globo, Band e Estadão, têm recebido financiamento para inovação de tecnologia, afirmou à IMPRENSA o presidente da agência federal Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Glauco Arbix, após a sessão de debate “Tecnologia e Inovação: Oportunidades do Brasil”, durante o 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, no Centro de Convenções WTC Sheraton, em São Paulo (SP), na última terça-feira (3/9). 


Crédito:Maurício Kanno
Presidente da Finep, Glauco Arbix, fala durante evento que discutiu inovação em tecnologia
Durante o evento a financiadora lançou o programa "Finep 30 dias", pelo qual se compromete, a partir de agora, dar respostas quanto às análises de projetos submetidos pelas empresas em 30 dias, o que seria dez vezes mais rápido que há três anos. 

“Os projetos de inovação são em áreas como desenvolvimento de aplicativos, redes sociais e outras formas de plataformas digitais para interação com o seu público ou com seus fornecedores”, exemplifica Arbix. “É superimportante o investimento nessa área de comunicação e informação.” 

O superintendente da área de Fomentos e Novos Negócios da Finep, Paulo J. Resende, citou também o UOL como um dos beneficiados por projetos de inovação da agência ao longo da última década.

Como possibilidades de investimento em meios de comunicação que a Agência Brasileira de Inovação, como também se denomina a Finep, poderia realizar, ele cita a modernização de parque gráfico, formas de geração de conteúdo impresso e sua transferência para o formato digital. 

“A Finep participou da criação de acervo digital de diferentes meios de comunicação, além de também ter contribuído no desenvolvimento de portais para segmentos específicos na última década”, relata Resende.

Cobertura de tecnologia
Na segunda sessão de debates do congresso, além do presidente da Finep, estiveram presentes Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Mauro Kern, da Embraer; Luiz Fernando Furlan, da Brasil Foods; Carlos Fadigas, da Braskem; Carlos Sanchez, da EMS; e Laercio Consentino, presidente da empresa de software de gestão TOTVS. 

Consentino afirmou à IMPRENSA que a mídia tem dado cobertura satisfatória para assuntos de tecnologia e inovação. “Grande parte do impulso é devido ao ambiente de inovação e a mídia faz parte da criação desse ambiente”, diz. Teria sido um processo gradativo, mas nos últimos dez anos ele acredita que a imprensa tem feito bem seu papel nesse acompanhamento.

O presidente da Finep concorda. “Sempre poderia haver maior freqüência ou intensidade, mas não tenho do que me queixar com a cobertura.” Para ele, há um problema geral no país quanto à distância da população em relação à tecnologia, mas a imprensa é o caminho para facilitar esta aproximação.

 

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/61015/presidente+da+finep+destaca+financiamento+em+inovacao+digital+de+midias

Ações do documento
Share |