Você está aqui: Página Inicial Notícias Portugal abaixo da média UE de inovação

Portugal abaixo da média UE de inovação

Fonte: http://www.i-gov.org/index.php?article=5918&visual=1 Data: 2008-02-19

 A União Europeia acaba de publicar on-line o ranking de inovação de 2007, no qual se destaca a liderança de dez países, nomeadamente Suécia, Suíça, Finlândia, Israel, Dinamarca, Japão, Alemanha, Suécia e Reino Unido e Estados Unidos. Portugal encontra-se abaixo da média europeia, apesar de estar a «apanhar» os outros países.

O ranking «European Innovation Scoreboard and thematic papers on Innovation in Services and on Innovation Efficiency» revelou que a maioria dos restantes estados estão a demonstrar que conseguem acompanhar os líderes de inovação, enquanto que os novos Estados-membros, como a Estónia, República Checa e Lituânia, estão a atingir resultados que permitem traçar uma estratégia positiva para dentro de dez anos.

Outra conclusão do estudo é o atraso contínuo da Europa face aos Estados Unidos, apesar dessa diferença estar a ser reduzida através de fortes investimentos europeus em tecnologias e a penetração da banda larga.

Em relação a Portugal, a performance da inovação tem estado a aumentar face à tendência média europeia, estando destacadas as áreas da inovação e empreendorismo, particularmente no que diz respeito aos gastos em tecnologias de informação e comunicação e à percentagem de pequenas e médias empresas (PME) que introduziram inovações tecnológicas.

Contudo, a tendência nacional tem sido fraca no que toca à criação de conhecimento e de propriedade intelectual, principalmente nos indicadores referentes aos gastos em I&D empresarial e em todas as formas de licenciamento.

Os países foram avaliados tendo em conta, nos últimos cinco anos, o desenvolvimento das condições estruturais necessárias para potenciar a inovação, o investimento em actividades de investigação e desenvolvimento (I&D), os esforços de inovação e empreendedorismo ao nível empresarial, as actividades negociais relativas aos sectores inovadores e a propriedade intelectual.

Este ranking foi criado pelo Maastricht Economic and social Research and training centre on Innovation and Technology (MERIT), com a colaboração do Joint Research Centre.

Ações do documento
Share |