Você está aqui: Página Inicial Notícias O INEI participa da elaboração do plano estratégico do Centro de Inovação de Maringá - CIM

O INEI participa da elaboração do plano estratégico do Centro de Inovação de Maringá - CIM

O Centro de Inovação de Maringá (CIM), projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com diversas instituições e entidades, dentre as quais o Sebrae/PR, foi lançado no dia 4 de dezembro, às 19 horas, no auditório Miguel Kfoury Neto da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Na ocasião, também foi entregue a ampliação da Incubadora Tecnológica de Maringá.

O prefeito Silvio Barros, que também é presidente do CIM, fez a apresentação e o lançamento do projeto. Já a entrega da ampliação da Incubadora Tecnológica de Maringá foi realizada pelo presidente da entidade, Carlos Walter Martins Pedro. As duas entidades estão instaladas em um barracão que fica ao lado da linha férrea, na Avenida Centenário.

Após as solenidades, os participantes assistiram à palestra “Centros de Inovação no Brasil e no Exterior: Tendências e Perspectivas”. O tema foi abordado pelo engenheiro Roberto Spolidoro, que é doutor em Física, especialista em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Regional e integrante da Neolog Consultores.

A programação de lançamento segue até o dia 5 de dezembro, quando será realizado no Sebrae/PR, a partir das 9 horas, o talk-show “Leis de incentivo à inovação e linhas de financiamento”. Participam do debate representantes do Sebrae Nacional, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, do Ministério de Ciência e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O prefeito Silvio Barros será o mediador.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves, explica que a proposta do talk-show é reunir representantes de órgãos de fomento do governo do Estado para expor quais são as políticas públicas de incentivo à inovação. “Também devem ser levantadas questões sobre como acessar esses incentivos e ainda quais são os projetos futuros”, completa.

Projetos
Fruto de anos de estudos, missões técnicas e reuniões, o CIM foi desenvolvido para que o município pudesse ter um projeto atual e inovador para aumentar a competitividade e o desenvolvimento econômico da região noroeste do Paraná. Os estudos concluíram que o CIM terá o papel de administrador de habitats de inovação, portanto um núcleo de criação de produtos. A nova entidade também tem a função de proporcionar um ambiente empresarial e cientifico que fomente a cultura da inovação.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Gonçalves, explica que, na prática, o CIM vai promover articulações junto a órgãos do governo federal, estadual e municipal, e junto a órgãos financeiros nacionais e internacionais, para a identificação e busca de recursos humanos, financeiros e tecnológicos para serem aplicados na região.

A entidade também firmará parcerias com instituições de pesquisa e universidades, que auxiliarão no processo de criação de novos produtos. “O objetivo é beneficiar micro e pequenas empresas ao favorecer o desenvolvimento de setores produtivos com potencial econômico para a região, como a construção civil, metalmecânico, vestuário, tecnologia da informação, álcool e açúcar”, destaca Marcos Gonçalves.

Em relação à Incubadora Tecnológica de Maringá, o Sebrae/PR também foi um dos instituidores e segue fazendo parte do conselho diretivo desse projeto de apoio a abertura e desenvolvimento de novas empresas no município. Além de incentivar o empreendedorismo, a incubadora, que está instalada desde 2000 em Maringá, também investe em tecnologia, capacitação empresarial e contará com 18 mil metros quadrados na nova sede.

Parceiros
O Centro de Inovação de Maringá conta com o apoio do Sebrae/PR, ACIM, Tecpar, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Sistema Fiep, Sicoob, Sicredi, Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-NOR/PR), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimental), Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar), Centro Tecnológico de Maringá e Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (Sind-TI).  O INEI, conjuntamente com a Universidade Estadual de Maringá e o Sebrae, elaborou o plano estratégico do CIM.

Notícia baseada no artigo acessado em http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=34803&op=gente

Ações do documento
Share |