Você está aqui: Página Inicial Notícias Instituto Ethos e Usaid juntos para premiar inovações em sustentabilidade

Instituto Ethos e Usaid juntos para premiar inovações em sustentabilidade

Fonte: http://www.agrosoft.org.br/?q=node/100307 Data: 20/03/08

O Instituto Ethos e a Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) lançaram o Prêmio Inovação em Sustentabilidade, que vai contemplar a melhor solução inovadora que contribua para o desenvolvimento sustentável, já esteja em uso e tenha demonstrado bons resultados. O prêmio de R$ 60.000 será destinado ao aperfeiçoamento e/ou ganho de escala do projeto, e a aplicação desse recurso será monitorada pelos organizadores do prêmio.

Podem concorrer pessoas ou organizações como associações comunitárias, empreendedores sociais, institutos de pesquisa, micro e pequenas empresas, ONGs e universidades. De acordo com os organizadores, iniciativas inovadoras devem ser entendidas como "novas metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos, ou uma nova aplicação para metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos já existentes". Essas iniciativas deverão estar adequadas a um ou mais dos seguintes temas: Desenvolvimento de Cadeia de Valor, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologia da Informação.

"Será premiada a melhor iniciativa inovadora que seja economicamente viável, ambientalmente equilibrada, socialmente inclusiva e que esteja em uso", explica João Gilberto Azevedo, gerente executivo de Desenvolvimento e Orientação do Instituto Ethos. Busca-se, portanto, dar recursos para apoiar não uma idéia, mas uma realidade. O valor do prêmio não se destina a sustentar financeiramente a iniciativa, mas a possibilitar seu crescimento.

O objetivo do prêmio, segundo Azevedo, é "criar uma consciência sobre iniciativas que podem contribuir para a sustentabilidade, por isso é dirigido a organizações ou pessoas que têm idéias criativas mas às vezes não têm incentivo econômico para aperfeiçoar nem para dar escala a seus projetos". E inovação, neste caso, é uma palavra-chave. "Não há caminho para a sustentabilidade se não abandonarmos velhos modelos e criarmos novas soluções de forma diferente", acredita Azevedo.

O apoio a soluções inovadoras foi o que levou o Usaid à parceria com o Instituto Ethos para a realização do prêmio. "Existem várias iniciativas, formas e fórmulas para programas de sustentabilidade. Achamos que seria interessante criar e apoiar um prêmio que dê oportunidade à inovação", conta Alex Alves, coordenador de programas de desenvolvimento econômico da Usaid. De acordo com Alves, essa parceria inédita é como um projeto-piloto, em que a Usaid entra com o apoio e o Instituto Ethos fica responsável pela parte operacional. "A idéia é que seja um projeto duradouro, pretendemos continuar com o prêmio nos próximos anos", conta.

A iniciativa de apoiar o prêmio tem origem na atuação em responsabilidade social empresarial proposta há dois anos por Clifford Sobel, embaixador dos Estados Unidos no Brasil. A pedido de Sobel, Alex Alves montou o grupo " Unidos", que reúne 51 empresas americanas instaladas no Brasil com o objetivo de divulgar boas práticas em responsabilidade corporativa e fomentar parcerias entre as empresas, organizações não-governamentais e o setor público. "A parceria com o Instituto Ethos é mais uma iniciativa dentro dessa atuação em responsabilidade social e sustentabilidade, proposta pelo embaixador, que vem tomando corpo há dois anos. A Usaid, como agência de cooperação, foi a ferramenta ideal para que essa idéia se viabilizasse", explica Alves.

As inscrições para o Prêmio Inovação em Sustentabilidade estarão abertas até o dia 4 de abril de 2008 e deverão ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário disponível no site do prêmio.

Os cinco finalistas escolhidos pela banca julgadora terão direito à inscrição gratuita na 10ª Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social do Instituto Ethos, que acontecerá no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, de 27 a 30 de maio de 2008. O vencedor será anunciado durante o evento, no dia 28 de maio.

FONTE

Instituto Ethos
Fátima Cardoso - Jornalista

Links referenciados

10ª Conferência Internacional de Empresas e Responsabilidade Social
www.ethos.org.br/ci2008

Prêmio Inovação em Sustentabilidade
www.premiosustentabilidade.org.br

Instituto Ethos
www.ethos.org.br

site do prêmio
www.premiosustentabilidade.org.br

Usaid
www.usaidbrasil.org.br

Ações do documento
Share |