Você está aqui: Página Inicial Notícias Inpa elabora estudo para criação do primeiro parque tecnológico do AM

Inpa elabora estudo para criação do primeiro parque tecnológico do AM

R$ 300 mil serão usados para Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Instituto foi selecionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) deve elaborar em 2014 o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para a construção do primeiro Parque Tecnológico no Amazonas. O órgão foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Serão destinados R$ 300 mil para o projeto, que promete unir a produção científica e   econômica de empresas e instituições do Amazonas. As áreas de cosméticos, medicamentos e produtos biotecnológicos devem ser contemplados no novo parque.

Segundo a coordenadora de Extensão de Tecnológica e Inovação, Rosangela Bentes, a criação do parque pode ajudar na questão das patentes de pesquisas feitas pelo Inpa."A ideia é exatamente essa: alavancar os resultados das pesquisas protegidas, ou não,  geradas não só no Inpa, mas em outras instituições dentro de um ambiente com uma infraestrutura adequada, de forma a estimular empresas a desenvolver os produtos e processos desenvolvidos em escala laboratorial nos institutos de pesquisas e universidades. Note que o estudo para a implantação do parque não será restrito ao Inpa e sim para o estado", ressalta.

Os setores que devem ser atendidos no parque ainda serão definidos após a realização do estudo. "Acreditamos que os setores atendidos serão os principais em destaques na região e os citados como: cosméticos , medicamentos, fitoterápicos, biotecnológicos. Eles estão entre a linha de vocação, mas o estudo de viabilidade técnica e econômica nos apresentará o nosso modelo de parque", analisa Rosangela.A coordenadora destaca ainda que o foco do novo parque deve ser o de "alinhar a produção científica, tecnologia e inovação, transformando seus resultados em negócios promissores".

O valor destinado para realização do projeto será repassados por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Esses recursos públicos devem ser bem aplicados, tendo em vista que é um investimento relativamente caro quando se trata de implantar um parque tecnológico, e o Inpa vai realizar os estudos de viabilidade para ver se é viável ou não para depois fazer tomada de decisão”, informou por meio da assessoria do Inpa, o diretor substituto, Estevão Monteiro de Paula.

De: Leandro Tapajós

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/01/inpa-elabora-estudo-para-criacao-do-primeiro-parque-tecnologico-do-am.html

Ações do documento
Share |