Você está aqui: Página Inicial Notícias HP aprimora HP Labs para impulsionar a pesquisa de alto impacto

HP aprimora HP Labs para impulsionar a pesquisa de alto impacto

A HP acaba de anunciar que aprimorou o enfoque de seu grupo de pesquisa avançada, o HP Labs, para tratar os desafios mais complexos que estarão diante dos clientes de tecnologia na próxima década.


Fonte: http://www.cadernodigital.inf.br/interna_noticia.php?idN=2577

Data:  09/03/08


Agora o novo HP Labs consiste de 23 laboratórios distintos em sete locais espalhados pelo mundo, além de ser liderada por Prith Banerjee, que passou a integrar a diretoria em agosto do ano passado. Coletivamente, os laboratórios enfocam cinco áreas principais: explosão da informação, serviços de nuvem dinâmica, transformação de conteúdo, infra-estrutura inteligente e sustentabilidade.

O redesenho do HP Labs objetiva a pesquisa exploratória com abordagem empreendorística para que a tecnologia de ponta possa ser transferida mais rapidamente aos clientes, em aplicações comerciais.

O HP Labs trabalhará em 20 a 30 grandes projetos de pesquisa – em vez dos 150 pequenos projetos do passado – com base no insight ganho com o recentemente ampliado relacionamento com meios acadêmicos, parceiros, clientes e analistas do mercado.

Os pesquisadores transformarão as descobertas em ofertas comerciais sob a orientação de um novo conselho de análise composto de tecnólogos da HP e executivos de negócios. Os membros do conselho de análise identificarão as áreas de pesquisa mais promissoras e o planejamento de negócios para projetos logo no início dos ciclos de vida das pesquisas.

Em um evento para a imprensa, realizado ontem, na sede da empresa, algumas das principais pesquisas do HP Labs foram demonstradas e os executivos da HP explicaram as idéias por trás da nova abordagem do grupo.

"O HP Labs tem uma longa história de apresentação de inovações que mudou a forma como as pessoas usam a tecnologia”, disse Mark Hurd, presidente e diretor do conselho de administração. “Os passos que temos dado fortalecerão ainda mais o HP Labs e ajudarão a garantir que a HP enfoque uma pesquisa de ponta que atenda às necessidades do cliente e crie novas oportunidades de crescimento para a empresa”.

Inicialmente, a agenda de pesquisa redirecionada da HP Labs tratará estas cinco áreas:

• Explosão da informação: Aquisição, análise e fornecimento da informação certa à pessoas e negócios para que possam agir com base na mesma.

• Serviços de nuvem dinâmica: Desenvolvimento de plataformas web e serviços de nuvem dinamicamente personalizados, com base na localização, preferências, calendário e comunidades de uma pessoa.

• Transformação de conteúdo: Permitir a transformação fluída de conteúdo de analógico para digital, de um dispositivo para outro, e do conteúdo digital para produtos físicos.

• Infra-estrutura de inteligência: Projetar arquiteturas escaláveis, redes e dispositivos mais inteligentes e seguros que funcionem juntos para conectar pessoas e negócios a serviços e conteúdo dinâmico e rico.

• Sustentabilidade: Criar tecnologias, infra-estrutura de TI e novos modelos de negócios para uma economia com baixos índices de carbono que poupe recursos financeiros e deixe uma grande marca no meio-ambiente.

O HP Labs ajudará a impulsionar a estratégia da empresa para tratar uma grande mudança que está ocorrendo na indústria de TI, chamada “tudo como um serviço”. Essa visão afirma que a indústria de TI está caminhando para um modelo em que uma nova categoria de serviços de nuvem dinâmica personalizados, ciente do contexto do usuário, que inclua localização, preferências, calendário e comunidades. A HP está investindo em seus negócios para liderar esta mudança.

“A próxima onda de serviços antecipará as necessidades das pessoas com base em um entendimento em tempo real da localização e das preferências de uma pessoa”, disse Shane Robison, vice-presidente executivo, estrategista chefe e diretor de tecnologia da HP. “Para apresentar essas experiências ricas e novas, a indústria da tecnologia precisa tratar desafios significativos em todas as áreas de TI – de dispositivos a redes, à distribuição de conteúdo. O HP Labs está voltado para o aprimoramento do enfoque na solução desses problemas complexos para que a HP e seus clientes possam capitalizar-se com essa mudança”.

Novas iniciativas fomentam a pesquisa colaborativa e o ritmo mais rápido da transferência de tecnologia. Além disso, a HP revelou essas iniciativas para encorajar um modelo para a inovação aberta e a transferência de tecnologia.

Primeiro, a empresa apresentou o HP Idea Lab, um serviço baseado na web que permite dar uma olhada em algumas inovações, oriundas do HP Labs, atualmente nos estágios iniciais. Projetada para encorajar o feedback aberto dos consumidores e a comunidade de desenvolvedores, o HP Idea Lab fornece um rico fórum na Internet que envolve ativamente e imerge os usuários no desenvolvimento de tecnologia do HP Labs. O site – www.hp.com/idealabr– apresentará inicialmente seis projetos e será atualizado com novas iniciativas a medidas que forem disponibilizadas.

Segundo, o HP Labs estabeleceu um Open Innovation Office (Escritório de Inovação Aberta) responsável pelo aprofundamento da colaboração estratégica do HP Labs com membros de centros acadêmicos, governos e do setor comercial. O escritório foi projetado para garantir que os esforços da pesquisa conjunta gerem uma pesquisa de alto impacto que atenda aos objetivos científicos e de negócios da HP e de seus parceiros.

Como parte dessa iniciativa, o Programa Empreendedor Residente está sendo estabelecido, para dar aos investidores capitalistas de risco e às empresas de suas carteiras acesso inicial à pesquisa do HP Labs. Em troca, a HP receberá informações sobre as tendências dos mercados emergentes e oportunidades de desenvolvimento de negócios em potencial.

Terceiro, o HP Labs estabeleceu um Escritório de Transferência de Tecnologia encarregado de acelerar a transferência da pesquisa para produtos e serviços por meio de múltiplas rotas. O escritório irá se concentrar em três canais primários: desenvolvimento de produtos nos grupos de negócios da HP, contratos de licenciamento de propriedade intelectual com terceiros e a comunidade de capital de risco.

Banerjee, vice-presidente sênior da HP e diretor do HP Labs, disse: “Nossa nova abordagem à inovação aberta e transferência de tecnologia garantirá que os pesquisadores da HP contem com a participação das mentes de negócios e talentos de pesquisa do mundo, tanto dentro quanto fora da HP. Este é um novo projeto inovador para a pesquisa corporativa. Ele permitirá que o HP Labs lidere a comunidade acadêmica e a indústria rumo à nova onda de tecnologia da informação”.

Enfatizando o foco renovado da empresa no HP Labs, uma identidade foi desenvolvida para unir os 23 novos laboratórios em uma marca e transmitir a nova orientação ao grupo de pesquisa. Usando um jogo visual sobre equações científicas, o logo coloca a estrutura agrupada do principal logo da empresa ao redor da palavra “LABShp”.

Ações do documento
Share |