Você está aqui: Página Inicial Notícias Curitiba sediará encontro internacional de cidades inovadoras

Curitiba sediará encontro internacional de cidades inovadoras

O prefeito Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (19) o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que anunciou um encontro mundial sobre cidades inovadoras, em Curitiba, em março de 2010. O evento será feito em parceria com a fundação espanhola Observatório de Prospectiva Tecnológica Industrial (OPTI), de Madri. Será a primeira vez que a conferência será feita no Brasil.

"Inovação é um tema central para a Fiep e a pedra angular da competitividade. Acreditamos que a inovação acontece somente em ambiente propício. Não adianta apenas as empresas serem competitivas, as localidades onde elas atuam também precisam ser competitivas e inovadoras", afirmou Loures. "Nas cidades onde a inovação é um valor social, passa a ser percebida por todos os atores, governo, empresas, consumidores e isso melhora a qualidade de vida, a renda e o empreendedorismo."

Segundo o empresário, assim como Dublin (Irlanda), Bangalore (Índia) e Cingapura, Curitiba é uma cidade que tem plenas condições de adotar um modelo voltado à inovação para incentivar o ambiente empresarial. A rede universitária, os centros de pesquisa e desenvolvimento, as escolas de ensino fundamental e médio e até os equipamentos de cultura e lazer contribuem para isso.

O prefeito Beto Richa disse que a Prefeitura tem todo o interesse em participar de um evento como essa Conferência de Cidades Inovadoras. "Estamos trabalhando muito forte no conceito de pólo tecnológico, buscando atrair empresas da área tecnológica para o Tecnoparque, onde já temos quase 60 empresas", disse Richa.

Os preparativos para a conferência começaram em 2008 e, desde então, foram feitos reuniões e um mapeamento de indicadores e de ativos tecnológicos e sociais existentes em Curitiba. Em abril, o prefeito Beto Richa deverá participar de um encontro preparatório para a conferência, com representantes da fundação OPTI e secretários municipais de setores ligados à inovação.

O OPTI já é parceira do Sistema Fiep no projeto Setores Portadores de Futuro, que há três anos identificou as áreas de biotecnologia, indústria alimentar e energia renovável como as mais promissoras da economia paranaense. A instituição também ajudou a desenvolver o programa Rotas Estratégicas para a Indústria do Paraná.

Fonte: [email protected]

                                                                                                                                                            Data: 200/03/09

Ações do documento
Share |