Você está aqui: Página Inicial Notícias Canoas terá Núcleo de Inovação

Canoas terá Núcleo de Inovação


Canoas lança nesta quarta-feira, 14, o Núcleo de Inovação, iniciativa formada por profissionais convidados para discutir soluções e alternativas inovadoras para dar respostas às demandas do município.

Canoas lançará Núcleo de Inovação. Foto: flickr.com/photos/mariliadsm.

O núcleo será composto de forma voluntária por seis especialistas reconhecidos em diversas áreas. Basicamente, a iniciativa atuará em três células principais: Educação, Soluções Urbanas e Economia Inovadora.

Os especialistas participantes são Alfredo Fedrizzi, Daniel Bittencourt, Eduardo Ferreira, Gunter Axt, Leandro de Lemos e Ricardo Felizzola. Além destes nomes, o núcleo contará com um grupo de trabalho formado por representantes da administração municipal e por Dirléia Fanfa Sarmento, especialista convidada para a célula de Educação. 

Serão realizadas reuniões periódicas, com a participação do prefeito municipal e coordenador-geral do núcleo Jairo Jorge, onde serão debatidas e sugeridas políticas públicas para as áreas contempladas.

Presidente da fabricante de semicondutores HT Micron, em São Leopoldo, e do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Ricardo Felizzola tem uma longa carreira no segmento de tecnologia e inovação.

Engenheiro elétrico com mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS, Felizzola foi sócio-fundador da Altus Sistemas de Informática em 1982 e da Teikon em 1998. Além disso, presidiu o Conselho de Administração da Altus Participações S/A, a Altus da Alemanha, EUA e Argentina, assim como o Conselho de Administração da Teikon.

O economista Leandro de Lemos é diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos da PUC/RS, atual Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul e diretor da Job & Labor Desenvolvimento Empresarial.

Eduardo Ferreira é sócio-fundador da Sinergy Novas Mídias, empresa de comunicação urbana sediada em Porto Alegre que desenvolveu projetos como o "Eu Amo Porto", da Pepsico, na Orla da capital gaúcha. 

Com 15 anos de mercado, a Sinergy está sediada no Tecnopuc e tem escritórios em Florianópolis, São Paulo e Brasília, e está desenvolvendo uma série de projetos na área ambiental e de cidades inteligentes.

Daniel Bittencourt é jornalista, professor universitário e cofundador da Lung, uma startup de design que desenvolveu aplicações de crowdsourcing como o PortoAlegre.cc.

Atual sócio-diretor da Escala Comunicação e MKT, vice-presidente da Federasul e Presidente da Aldeia da Fraternidade, Alfredo Fedrizzi tem uma notável carreira no estado, em que foi fundador da Rádio FM Cultura, da Fundação Pró-HPS e da Orquestra Jovem do Estado do RS, e também teve passagens pela Rádio Gaúcha e Rede Globo. 

Gunter Axt é historiador, escritor e gestor cultural, que entre 2006 e 2008 foi curador do seminário internacional Fronteiras do Pensamento. Mestre em história pela Ufrgs, Axt desenvolve projetos de memória institucional, como da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.

VOA CANOAS
Canoas está investindo pesado para se estabelecer com o celeiro para novas iniciativas e fomento à inovação. Em 2014, o município planeja estabelecer o seu parque tecnológico e inovação, o Parque Canoas Inovação (PCI), com marco zero previsto para este ano e com o estabelecimento de suas primeiras empresas já em 2015.

O projeto engloba um total de cinco fases, em um investimento total de aproximadamente R$ 100 milhões, com capacidade de gerar mais de 30 mil empregos. No entanto, o foco inicial é encaminhar as duas primeiras etapas do PCI, fases zero e um, que devem consumir cerca de R$ 22 milhões.

No parque, serão sete áreas temáticas: tecnológica, social e comunitário, conhecimento, natural, serviços, pública e científica.
 
Autor:Leandro Souza
Ações do documento
Share |