Você está aqui: Página Inicial Notícias Brasil e Reino Unido discutem projetos de colaboração em ciências agrícolas

Brasil e Reino Unido discutem projetos de colaboração em ciências agrícolas

De: Quênia Nunes Da Agência Brasil Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/02/25/materia.2008-02-25.5465274598/view

Brasília - Como encerramento da comemoração do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação, em 2007, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil estarão reunidos até amanhã (26) para discutir o manejo de pragas e doenças, o carbono biológico no solo e o cenário de mudanças climáticas e seus impactos sobre doenças de plantas.

A partir desses debates serão delineadas propostas de interação entre os dois países. “A cooperação não vai só tratar desses assuntos, mas nesse primeiro momento identificamos, considerando o potencial das instituições do Reino Unido, o tipo de importância que esse assunto representa para o mundo inteiro e onde o Brasil tem um forte componente. As oportunidades de colaboração ainda não foram acertadas", informou a diretora executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tatiana Sá.

Ela explicou que o financiamento dos projetos vai depender das propostas apresentadas: “Seria um novo momento de atuação conjunta, inclusive de que forma esses projetos vão ser propostos, como eles se encaixam na carteira de projetos financiados, como buscar nesse assunto outras fontes de recursos, da própria União Européia e de outras fontes."

De acordo com Tatiana Sá, o Reino Unido está interessado em trabalhos conjuntos com países em desenvolvimento e já foi discutido "como nós poderemos triangular com eles para prestar suporte a países africanos, da América Latina e outros”. Representantes do governo de Gana, participaram do encontro.

O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação foi marcado por ações como o acordo firmado entre o Instituto Britânico Rothamsted Research e a Embrapa, para projetos conjuntos de desenvolvimento e intercâmbio de pesquisadores entre os dois países.

Ações do documento
Share |