Você está aqui: Página Inicial Notícias BNDES Solução Tecnológica irá financiar inovação no país

BNDES Solução Tecnológica irá financiar inovação no país


No último dia 16 de abril, foi apresentado no auditório da AFPU o BNDES Solução Tecnológica, novo produto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem lançamento previsto para agosto deste ano e está sendo desenvolvido para atuar no financiamento de inovação tecnológica no país, a partir da comercialização de soluções tecnológicas, que são os serviços de aplicação de uma tecnologia orientados a satisfazer as necessidades de criação/modificação de produto ou processo de produção na instituição demandante.

A parte tomadora do financiamento serão as empresas que pretendem adquirir as soluções tecnológicas, enquanto as instituições fornecedoras serão a parte recebedora dos recursos do financiamento, tendo como enfoque micro, pequenas e médias empresas, que enfrentam fortes barreiras à inovação, ampliando o apoio. “A gente observa que a oferta e demanda de tecnologia estão muito descasadas. De um lado, você tem uma vasta produção tecnológica por parte da academia, mas que o mercado não adquire, às vezes, por mero desconhecimento. Esse mercado de transferência também precisa se consolidar no país”, afirma Luciana Surliuga, economista do BNDES e que faz parte da equipe de desenvolvimento do produto.  

As principais motivações para a criação do BNDES Solução Tecnológica foram: as limitações financeiras e gerenciais que impedem o desenvolvimento próprio; o mercado de transferência de tecnologia pouco desenvolvido e a falta de instrumentos financeiros adequados à aquisição de tecnologia. “Grande parte do nosso apoio hoje, no BNDES, está concentrado no apoio direto à inovação. Nós somos da área indireta do BNDES, que empresta recursos através dos agentes financeiros”, explica. A partir disso, observou-se a necessidade de um produto que financie a transferência de tecnologia, desenvolva esse mercado de transferência, estimule a nacionalização do conhecimento, que seja ágil e possua baixo grau de burocracia e baixo custo de desenvolvimento.

Para estar apta a receber o financiamento do BNDES, a tecnologia deverá: estar disponível para aplicação imediata – ou seja, estar pronta para ser utilizada no mercado -; e apresentar nível de adaptação às características do produto ou processo do solicitante da solução tecnológica, devendo ser adaptada para as necessidades de cada cliente, no caso de uma mesma tecnologia. Já a instituição compradora da solução tecnológica deve ser capaz de operar a tecnologia recebida, devendo possuir autonomia acerca da fabricação do produto ou operacionalização do processo de produção. Se a tecnologia for amparada por direito de patente, o BNDES Solução Tecnológica irá financiar apenas os contratos não-exclusivos de financiamento, sem que o pagamento dos royalties seja financiado. O fornecedor da tecnologia deve preencher um formulário junto ao BNDES, solicitado por meio do e-mail solucaotecnologica@bndes.gov.br. Interessados também podem encaminhar dúvidas para o endereço eletrônico. A expectativa é que um portal eletrônico, que funcionará como uma espécie de vitrine de tecnologias disponibilizadas, esteja no ar até meados do mês de julho deste ano.

Confira a apresentação do produto na íntegra aqui.  

Data: Quinta, 24 de abril de 2014

 

Texto: Carolina Octaviano

 

Fonte: http://www.inova.unicamp.br/noticia/3029#sthash.6rvDQ1T0.dpuf

Ações do documento
Share |