Você está aqui: Página Inicial InovaTeca Teses e Dissertações em Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento

Teses e Dissertações em Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento

Envie sua dissertação ou tese nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento para que seja adicionada à InovaTeca. Entre em contato conosco: [email protected] para enviar seu trabalho. INEI agradeçe pela sua colaboração no compartilhamento e disseminação do conhecimento nestas áreas!

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL INTELECTUAL ORIENTADO À INOVAÇÃO EM EMPREENDIMENTOS DE ENGENHARIA CIVIL

Autor: INGRID PAOLA STOECKICHT. Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado com empresas de engenharia civil de grande porte, com sede no Rio de Janeiro e que atuam em nível nacional, com o objetivo de avaliar de que forma estão gerindo seu Capital Intelectual visando alavancar o potencial inovador de suas organizações. A estratégia de pesquisa adotada foi a metodologia de estudo de casos múltiplos, que possibilitou, por meio da aplicação do Modelo de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional e sua ferramenta diagnóstica, o Questionário Diagnóstico de Inovação – Q.D.I., desenvolvidos pela autora, a análise de 56 práticas, sistemas e modelos de gestão do Capital Intelectual, relacionados a 25 considerados importantes para desenvolver a Capacidade de Inovar de uma organização. Apesar de os gestores-respondentes considerarem 84% dos processos, sistemas e modelos de gestão do Capital Intelectual analisados nesta pesquisa, de alta relevância para a inovação, considerando suas realidades organizacionais e mercadológicas específicas, verificou-se que adotam em média 41% das práticas descritas, mesmo que avaliando as barreiras à inovação do setor no qual atuam como sendo de médio impacto e o nível de concorrência alto. O índice médio de geração de inovações nas empresas analisadas foi de 43%, indicando que ainda há muito espaço para melhorias. Os resultados desta pesquisa sugerem que os gestores das organizações analisadas dispõem de conhecimento acerca das práticas, modelos e sistemas de gestão importantes para alavancar a capacidade de inovar em suas empresas, mas encontram limitações em traduzir este conhecimento em ações práticas, alinhadas estrategicamente, de forma a elevar sua Capacidade de Inovar. Também foi possível inferir que estas empresas adotam práticas de gestão dos recursos de seu Capital Intelectual de forma assistemática e com baixo nível de integração e, portanto, não parecem estar gerindo os recursos do seu Capital Intelectual alinhados estrategicamente. Há indícios, portanto, que a baixa capacidade de inovar das organizações analisadas pode ser decorrente do fato de que os gestores ainda têm compreensão limitada sobre a dinâmica dos processos da gestão da inovação em suas organizações, dos recursos de seu Capital Intelectual disponíveis para a inovação, e como gerenciá-los de forma estratégica por meio da adoção de modelos de trabalho cooperativos com outras empresas em seu ecossistema de negócios.

Leia mais…

Desenvolvimento do Capital Humano baseado no Modelo de Relevância de Competências

Autor: - Doris da Fonseca - COPPE - 2005. Neste trabalho é apresentado o modelo de um instrumento diagnóstico das lacunas de competências estratégicas para a atuação bem sucedida de uma organização. A base deste instrumento é a correlação das competências com os indicadores-chave de desempenho do negócio, e o seu objetivo é o levantamento de lacunas das competências estratégicas que resulte em um plano de desenvolvimento para cada equipe da organização.

Leia mais…

Estratégia Tecnológica e Gestão da Inovação: Uma Estrutura Analítica Voltada para os Administradores de Empresas

Autor: Paulo Luiz de Andrade Coutinho Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Química – EQ, 2004.

Leia mais…

Criatividade & Inovação: Uma Proposta de Gestão da Criatividade para o Desenvolvimento da Inovação

Autor: Marcos Freire Gurgel - Dissertação - USP - 2006. Este trabalho desenvolve um modelo de gestão da criatividade para as indústrias nacionais. O modelo tem como objetivo o melhor aproveitamento do potencial criativo das empresas para o desenvolvimento da inovação tecnológica.

Leia mais…

Institucionalização da Gestão do Conhecimento nas Empresas: Estudos de Casos Múltiplos.

Autor: João Paulo dos Santos Netto. Tese de doutorado - USP - 2005.

Leia mais…

Novas Lentes Para Uma Nova Realidade:Proposta De Uma Metodologia De Gestão Do Capital De Relacionamento Em Arranjos Produtivos

Autor: Rosa Maria Ferreira Lima Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE - 2006

Leia mais…

Um Modelo de Mensuração da Contribuição da Gestão do Conhecimento nos Resultados Organizacionais

Autor: José Renato Sátiro Santiago Junior Tese de Doutorado – USP - 2007

Leia mais…

O Papel Da Inovação No Processo Da Estratégia:Uma Pesquisa Qualitativa Em Empresas Emergentes De Base Tecnológica, No Brasil

Autor: Claudio D’Ipolitto de Oliveira Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE – 2003.

Leia mais…

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO - AVALIANDO O POTENCIAL DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA:ESTUDO DE CASO

Autora: Ingrid Paola Stoeckciht Dissertação de Mestrado - UFF - 2005. Vários estudos demonstram que o Capital Humano é considerado uma das principais fontes de inovação organizacional. É necessário que as empresas incorporem a Gestão Estratégica do Capital Humano em seu repertório de práticas administrativas para desenvolver seu potencial inovador e atuar competitivamente nos atuais e futuros cenários. Diante deste desafio e para que os gestores possam desenvolver uma melhor compreensão da dinâmica dos processos da gestão da inovação dentro de suas organizações, este trabalho apresenta um modelo – o Modelo de Avaliação do Grau de Inovação Organizacional - que tenciona auxiliar as empresas a avaliar de que forma as práticas e rotinas organizacionais adotadas na gestão de seu Capital Humano podem promover o desenvolvimento de sua capacidade inovadora.

Leia mais…

Mortalidade Precoce nas PMEs

Tese de Luis Ferreira - USP - 2006

Leia mais…

LEVANTAMENTO DAS TENDÊNCIAS DA GC NO BRASIL

Dissertação de Jaqueline Barradas - IBMEC - Rio de Janeiro, 2008.

Leia mais…

Atitude Empreendedora e suas dimensões: um estudo em micro e pequenas empresas.

Autora: Christine Naome Saito Muniz. Dissertação apresentada ao Programa de pósgraduação em Administração da Universidade de Brasília. 2008.

Leia mais…

Ações do documento
Share |