Você está aqui: Página Inicial InovaTeca Artigos sobre Empreendedorismo e Inovação

Artigos sobre Empreendedorismo e Inovação

Envie seus artigos e trabalhos científicos nas áreas de Empreendedorismo, Inovação e Gestão do Conhecimento para que seja adicionada à InovaTeca. Entre em contato conosco: [email protected] para enviar seu trabalho. O INEI agradeçe pela sua colaboração no compartilhamento e disseminação do conhecimento nestas áreas!

Cultura da Inovação
Profissionais do INEI, Fundação Dom Cabral, Boog & Associados e consultores na área de Gestão da Inovação debatem o tema da Cultura da Inovação em um artigo publicado pela revista Mehor - Gestão de Pessoas - abril 2008.
O Modelo de Gestão de Inovação de Inovação Aberta
 
Where Do the Best Ideas Come From? The Unlikeliest Sources
Kevin O'Donnell is a senior partner of Prophet, a global consultancy that helps senior management more effectively use branding, marketing and innovation to drive growth.
O Empreendedor Inovador – Faça Diferente e Conquiste seu Espaço no Mercado.
Artigo adaptado pelo Prof. Sarkar, do seu livro O Empreendedor Inovador – Faça Diferente e Conquiste seu Espaço no Mercado, Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2008. Acesse: http://www.travessa.com.br/Soumodip_Sarkar/autor/FAF8E9D4-2092-4AC4-AE5A-A70E0EB75DBA http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=104841 - para adquirir o livro.
Cobertura completa do "Open Innovation Seminar"
Brasil já vive “inovação aberta”. Natura, Embraer, Laboratório Cristália e Omnisys são empresas que inovam em parceria com outras empresas e universidades.
Bases Conceituais de um Modelo de Gestão para Organizações Baseadas no Conhecimento
Heitor José Pereira ([email protected]) Professor PUCPR/PPAD
A Codificação do Conhecimento: Estruturas de Incentivo, Tensão Custo/Benefício e Tomada de Decisão
João Marcelo Alves Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia Pesquisador Visitante no Instituto Superior de Economia e Gestão – UTL, Portugal (Julho 2004 / Junho 2005) E-mail: [email protected]
Innovation through Global Collaboration: A New Source of Competitive Advantage
Harvard Business School White paper - 2007
Destruição criativa: Brasil precisa proteger propriedade intelectual
Autor: Gustavo Piva de Andrade Fonte: http://conjur.estadao.com.br/static/text/64848,1 Data: 22/03/08
THE ROLE OF STORYTELLING IN INNOVATION
Dorothy Leonard, William J. Abernathy Professor of Business, Emerita, Harvard Business School, and author of "Deep Smarts: How to Cultivate and Transfer Enduring Business Wisdom," will explain how stories inspire—and kill—innovation. She will discuss not only the use of stories about famous inventions to stimulate creativity and risk-taking but also the effects of stories about innovation failure. With examples from industry, Dorothy will draw on her recent research on experience-based expertise to suggest some ways that stories can codify novel ways of thinking.
The World's 50 Most Innovative Companies Interactive Scoreboard.pdf
 
Um conselho de C. K. Phahalad.pdf
 
Decálogo da administração.pdf
 
Os Desafios e Oportunidades da Inovação Aberta no Brasil
Autores: Bruno Moreira, Daniel Saad, Diógenes Feldhaus, Guilherme Pereira, Marcelo MAttioli. Instituto Inovação - 2008.
Inovação aberta não é só para gente grande
Co-autor do best seller “Open Innovation: Researching a New Paradigm”, o belga Wim Vanhaverbeke, fala sobre a prática da inovação aberta.
Atributos de um Inovador
Silvio Trinca, descreve nesta apresentação, os 15 principais atributos de um Inovador.
O CAPITAL INTELECTUAL, OS CAPITAIS DO CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
Este trabalho apresenta um estudo realizado com 35 empresas de diversos portes e setores sobre sua Capacidade de Inovar, a partir de uma análise de práticas, sistemas e modelos adotadas na gestão de seu Capital Intelectual. Por meio da aplicação do Modelo de Avaliação do Grau de Inovação OrganizacionalÒ foram analisados 19 indicadores relacionados ao Capital Intelectual, considerados importantes para desenvolver a Capacidade de Inovar de uma organização. Os resultados parecem indicar haver uma correlação significativa entre a capacidade de inovar das empresas analisadas e os modelos de gestão dos recursos do Capital Intelectual.
A importância da gestão do capital social para o desenvolvimento da capacidade de inovar em empresas brasileiras
Nas últimas duas décadas, verificou-se uma tendência mundial de empresas reconhecidamente inovadoras adotarem um modelo de gestão da inovação baseado em estratégias de colaboração e co-criação de valor com os diversos atores de seu ecossistema de negócios e de sua rede de valor. A interação entre estes agentes visa captar a experiência dos clientes e outros stakeholders, com o objetivo estratégico de criar valor conjuntamente com eles e oferecer novas soluções completas e integradas que possam melhor atender suas necessidades. Pesquisas sobre a capacidade de inovar de empresas brasileiras indicaram que aquelas que adotaram estratégias de inovação envolvendo ativamente os recursos de seu capital social, se destacaram no mercado competitivo e deram sustentabilidade aos seus negócios ao longo das últimas décadas. Verificou-se, também, que a baixa integração entre os atores da cadeia produtiva em empresas brasileiras, seus consumidores e a comunidade como um todo, pode contribuir como um fator restritivo para sua capacidade de inovar. Dentro deste cenário, o capital social se torna um ativo intangível estratégico para alavancar a capacidade de inovação das organizações do século XXI, demandando destas uma nova competência: a capacidade de gerir seu capital social para gerar inovações.
Ações do documento
Share |