Você está aqui: Página Inicial Fontes de Fomento e Financiamento à Inovação

Fontes de Fomento e Financiamento à Inovação

O INEI atua na identificação e difusão das fontes de fomento e financiamento à inovação.

O INEI atua na  identificação e difusão das fontes de fomento e financiamento à inovação.  A ausência de informação sobre estas fontes é razão para as fragéis iniciativas inovadoras no Brasil.   Para que o processo de inovação seja, no país, sustentável e sistemático - condição sine qua non para que tenha sucesso - é fundamental a identificação e disseminação destas fontes.  Para conhecer as linhas de atuação do INEI nesta área acesse: http://www.inei.org.br/produtos-e-servicos/solucoes-inovadoras-inei-produtos-servicos.

 

 FAPERJ

Confira a lista de editais lançados pela FAPERJ acesse o site:  http://www.faperj.br/

Apoio à inovação

Fonte: www.gentequeinova.com.br

Políticas e fomento à inovação  

www.mct.gov.br

Ministério de Ciência e Tecnologia é o órgão responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil.

www.cnpq.br

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.

www.bndes.gov.br

Banco Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social contempla financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.

www.finep.gov.br

A Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, tem como missão promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.


Fundações de amparo à pesquisa

Fonte: www.gentequeinova.com.br

Agências estaduais de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil.

Alagoas : www.fapeal.br

Bahia : www.fapesb.ba.gov.br

Ceará : www.funcap.ce.gov.br

Distrito Federal : www.fap.df.gov.br

Goiáswww.funape.org.br

Mato Grosso do Sul : www.fundect.ms.gov.br

Mato Grosso : www.fapemat.br

Minas Gerais : www.fapemig.br

Paraíba : www.fapesq.rpp.gov.br

Paraná : www.fapesc.rct-sc.gov.br

Pernambuco : www.facepe.pe.gov.br

Piauí : www.fapepi.pop.rnp.gov.br

Rio de Grande do Norte : www.funpec.br

Rio de Janeiro : www.faperj.br

Rio Grande do Sul : www.fapergs.tche.br

Santa Catarina : www.funcitec.rct-sc.br

São Paulo : www.fapesp.br

Sergipe : www.fap.se.gov.br

 

Investidores

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.venturecapital.gov.br

Portal Capital de Risco Brasil, vinculado ao MCT, integra o Projeto Inovar, uma iniciativa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) com objetivo de desenvolver uma estrutura institucional para o desenvolvimento do capital de risco no Brasil.

www.abvcap.com.br

Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital , instituição sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento, estímulo e propagação de investimentos de longo prazo no setor real da economia brasileira, a partir de veículos de investimento e capitalização de empresas e projetos empresariais e de infraestrutura no Brasil.

www.new-ventures.org.br

Tem como missão apoiar empreendedores no amadurecimento dos seus modelos de negócio, capacitá-los na incorporação de sustentabilidade à gestão dos empreendimentos, e aproximá-los de investidores e de fundos de capital empreendedor.

www.floripaangels.org

Organização sem fins lucrativos que busca prioritariamente desenvolver e promover o mercado de investimentos em empresas recém-criadas ou acelerar a criação de empresas que estejam em fase pré-operacional.

www.gaveaangels.org.br

Associação privada, sem fins lucrativos, constituída por um número limitado de associados, pessoas físicas e jurídicas, com o propósito de promover o desenvolvimento de empresas nascentes localizadas, geograficamente, dentro de uma circunferência com raio de 200 km., tendo como centro a cidade do Rio de Janeiro.

www.bahiaangels.com

Associação constituída de investidores privados com o interesse de investir tempo e dinheiro em empresas nascentes preferencialmente de base tecnológica com competitividade nacional ou internacional.

www.saopauloanjos.com.br

Associação formada por profissionais que têm o interesse de investir capitais financeiro e intelectual em empreendimentos nascentes no Estado de São Paulo. O capital intelectual é aqui compreendido como aquele resultante do acúmulo de conhecimento dos associados diante das experiências vividas, habilidades desenvolvidas e formação adquirida em várias áreas como gestão, mercados, etc. e dos relacionamentos dele oriundos.

www.iadb.org

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concede empréstimos em dinheiro e faz operações de cooperação técnica não-reembolsáveis. Além disso, financia pesquisas, assessoria e assistência técnica para a modernização de áreas vitais como educação, redução da pobreza e agricultura. Inclui desde governos centrais a autoridades municipais e pequenos negócios. O Banco procura também assumir um papel de liderança em questões transnacionais, como comércio, infra-estrutura e energia.

 

Empreendedorismo

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.sebrae.com.br

Entidade privada e de interesse público, apóia a abertura e expansão dos pequenos negócios por meio do empreendedorismo.

www.fiesp.br

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é porta voz de 132 sindicatos patronais, dos quais representam cerca de 150 mil indústrias de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas. Considerada a maior entidade de classe da indústria brasileira.

www.firjan.br

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Representa a classe industrial fluminense nas esferas regional e nacional, congregando os interesses dos sindicatos a ela filiados. É uma Instituição prestadora de serviços às empresas e atua como fórum de debates e de gestão da informação para o crescimento econômico e social do estado.

www.senai.br

Parte integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federações das Indústrias dos Estados, o Serviço Nacional das Indústrias apóia áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

www.senac.br

Pare integrante do Sistema Confederação Nacional do Comércio (CNC),o Serviço Nacional do Comercio oferece educação profissional destinada à formação e preparação de trabalhadores para o comércio.

www.cjefiesp.com.br

Grupo de jovens empreendedores que contribui para construir, com ética e comprometimento, uma nova identidade empresarial, por meio do fortalecimento do empreendedorismo paulista.

 

Incubadoras

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/

Tem o propósito de acompanhar, por um conjunto de indicadores, o crescimento e o impacto à geração e consolidação de empreendimentos inovadores das incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Brasil.

www.redetec.org.br

Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC) no Rio de Janeiro conta com 24 incubadoras associadas, com mais de 130 empreendimentos incubados e 103 graduados ou associados. Tem como objetivo estimular o intercâmbio de conhecimentos entre Incubadoras, Pólos e Parques Tecnológicos, bem como apoiar o seu desenvolvimento.

www.raitec.org.br

Rede de apoio a inovação tecnológica nos empreendimentos de criação (Raitec), é o resultado de um convênio firmado entre a Finep e um grupo de dez incubadoras que tem por objetivo aumentar a taxa de sucesso de mais de 250 empresas incubadas em São Paulo.

 

Promoção de C&T&I

 

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.anprotec.org.br

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores atua no segmento do empreendedorismo inovador, por meio do apoio ao setor de incubação de empresas, incubadoras de empresas e parques tecnológicos e pela capacitação de empreendedores e gestores do movimento nacional de parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

www.cgee.org.br

O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos realiza e promove estudos e pesquisas prospectivas na área de ciência e tecnologia e suas relações com setores produtivos.

www.iel.org.br

Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Euvaldo Lodi é responsável pelo desenvolvimento de serviços que favoreçam o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial. Oferece à indústria brasileira as principais ferramentas para seu desenvolvimento pleno e sustentável: estímulo à inovação, eficiência em gestão e treinamento de lideranças afinadas com os desafios da nova ordem econômica mundial.

www.abdi.com.br

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industral é r esponsável por coordenar as ações e os programas dos chamados Destaques Estratégicos, iniciativas que tratam de questões fundamentais para desenvolver a indústria brasileira.

www.abipti.org.br

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de secretários municipais da Área de C&T.

www2.anpei.org.br

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras é uma e Entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia que atua junto a instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.

www.cdt.unb.br

Vinculada à reitoria da Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico tem como objetivo é promover e apoiar o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico por meio da relação universidade, governo, empresa e sociedade, trazendo fortalecimento econômico e social para a região.

www.softex.br

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro tem como objetivo ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e sua participação nos mercados nacional e internacional.

www. apex brasil.com.br

Agência de Promoção de Exportações e Investimento tem como principal objetivo é o de inserir mais empresas no mercado internacional, e diversificar a pauta dos produtos exportados, aumentar o volume vendido e abrir novos mercados, além de consolidar os atuais.

www.fnq.org.br

A Fundação Nacional da Qualidade tem como objetivo disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. Para isso, propõe difundir amplamente esse conceito em organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão nas empresas.

www.inmetro.gov.br

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do Brasil.

www.protec.org.br

Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica tem como objetivo estimular, fomentar e mobilizar os diversos segmentos da sociedade e do poder público em toda e qualquer atividade que promova a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas realizadas no País, procurando elevar a competitividade e a eficiência das empresas em geral na produção de bens, processos e serviços.

www.observatoriodainovacao.org.br

Iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Suas funções básicas incluem o monitoramento, a promoção, a pesquisa e a proposição de agendas de trabalho relacionadas à inovação, de forma comparada ao ambiente internacional.

 

Patentes

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.inpi.org.br

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial

www.piipa.org

Propriedade Intelectual para Benefício Público é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que disponibiliza assessoria em propriedade intelectual para países em desenvolvimento e entidades de interesse público que procuram promover a saúde, agricultura, biodiversidade, ciência, cultura e meio ambiente.

 

Agências de inovação nas universidades

Fonte: www.gentequeinova.com.br

www.inovacao.usp.br

Agência da USP de Inovação coloca o conhecimento gerado na Universidade à disposição de quem precisa e, ao mesmo tempo, traz para a universidade experiências externas. Tem como finalidade estabelecer estratégias de relacionamento entre a USP, os poderes públicos e a sociedade, dando suporte à criação, ao intercâmbio, à evolução e às aplicações de novas idéias em produtos e serviços, em prol do desenvolvimento sócio-econômico estadual e nacional.

www.inova.unicamp.br

Agência de inovação da Unicamp que tem como objetivo estabelecer uma rede de relacionamentos da universidade com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Tem como missão fortalecer as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

www.dine.ufpe.br

A Diretoria de Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo promover a convergência entre as competências tecnológicas da Universidade Federal de Pernambuco e as demandas da sociedade, gerando parcerias e interações baseadas na confiança e comprometidas com a contínua produção e disseminação de conhecimento voltado para o progresso social.

www.utfpr.edu.br/inovacao

A Agência de Inovação da Universidade Tecnológica do Paraná tem como objetivo identificar oportunidades e incentivar a inovação, como nicho de mercado, amparados pela proteção intelectual, por meio da transferência de tecnologia.

 

Ações do documento
Share |